PLANO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS AGRICULTURA-APICULTURA

O Plano Nacional de Boas Práticas Agricultura-Apicultura é uma das iniciativas do Programa Colmeia Viva®. É um plano de prevenção da mortalidade de abelhas e mitigação de incidentes, baseado na disseminação de boas práticas no uso de defensivos e na formalização do pasto apícola entre agricultores e apicultores.

O escopo do Plano Nacional de Boas Práticas Agricultura-Apicultura foi definido por meio dos resultados obtidos em importantes ações e fontes de informações, como: Mapeamento de Abelhas Participativo, Entrevistas com especialistas, Participação em eventos, Estudos disponíveis e publicações na imprensa.

As principais iniciativas do Plano Nacional são: Assistência Técnica, Colmeia Viva App, Manual de Boas prática e EAD. A implantação das iniciativas do plano nacional (Assistência Técnica, Colmeia Viva App, Manual de Boas prática e EAD) ocorre em todo território nacional.

MAP – MAPEAMENTO DE ABELHAS PARTICIPATIVO Iniciativa de pesquisa com a participação da Unesp e UFSCar

Dentro das ações do Programa Colmeia Viva®, a iniciativa de pesquisa Map (Mapeamento de Abelhas Participativo) realizada entre 2015 e 2018, com fase piloto em 2014, traz levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas no Estado de São Paulo com um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias. Afinal, entender esses fatores é o primeiro passo para uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura.

COLMEIA VIVA® BOAS PRÁTICAS

Linha de treinamentos sobre boas práticas para uma relação mais produtiva entre a Agricultura e a Apicultura. Os treinamentos são exclusivos para agricultores e criadores de abelhas, que podem ser realizados preventivamente ou na mitigação após constatação de incidentes com abelhas.

Uma das ações desta iniciativa é o Manual de Boas Práticas Agricultura-Apicultura com mais de 70 práticas e dicas.

Guia do Bolso

Conheça o ‘Guia da Agricultura Amigável às Abelhas’, que ajuda o agricultor a usar defensivos agrícolas para proteger os cultivos das pragas, sem causar danos às abelhas.

Para conhecer a bibliografia do Manual de Boas Práticas Agricultura-Apicultura.

Veja também o folder de Manual de Boas Práticas Agricultura-Apicultura.

COLMEIA VIVA® ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Uma linha direta que esclarece dúvidas e compartilha as boas práticas para a prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas e que atende agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos agrícolas, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas signatárias.

Quando participar:

AGRICULTORES E APLICADORES DE DEFENSIVOS:
– Em caso de dúvidas sobre incidentes com abelhas por aplicação de defensivos agrícolas.
– Se encontrar colmeias não identificadas na propriedade agrícola.
– Se precisar de orientações sobre boas práticas como: Técnicas amigáveis às abelhas, incentivo à visitação de abelhas na cultura, localização segura para instalação de apiários, comunicação com criadores de abelhas.

APICULTORES E CRIADORES DE ABELHAS:
– Se verificar perdas de colmeias e abelhas em seus apiários.
– Caso necessite de suporte no entendimento das causas de mortalidade.
– Se precisar de orientações sobre o que fazer em caso de incidente com abelhas e aplicação de defensivos.
– Para orientações e aquisição do protocolo de análise de resíduos em abelhas.
– Em caso de orientações sobre boas práticas como localização segura para instalação de apiários, formalização de pasto apícola, medidas de proteção de apiários, manejo apícola e fontes de alimentação, comunicação com agricultores.

DISTRIBUIDORES, LOJISTAS, INDÚSTRIAS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS:
– Se precisar encaminhar dúvidas e casos de seus clientes. – Se quiser saber mais sobre práticas e regras de aplicação de defensivos agrícolas seguras para as abelhas.

COLMEIA VIVA® APP

Ambiente digital para facilitar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas, identificando as áreas de sobreposição de atividades agrícolas e apícolas. Agricultores e aplicadores de defensivos agrícolas podem avisar onde e quando vão ocorrer as pulverizações. Criadores de abelhas podem identificar a região dos apiários para receber os comunicados de aplicações e saber quais medidas de proteção devem tomar.

Qual o objetivo?

Este App faz parte de uma série de ações do Colmeia Viva® para incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. É uma iniciativa voluntária, gratuita e não isenta o cumprimento da legislação pelos usuários.

Áreas e Apiários: Utilizando o mapa, agricultores podem marcar suas propriedades e criadores de abelhas podem identificar seus apiários.

Comunicação: Quando um apiário é identificado neste raio, o app notifica ambos os usuários e permite que eles conversem entre si por meio de um chat.

Pulverização: Quando o agricultor avisa de uma pulverização, o aplicativo busca por apiários que estão em um raio de 6 km da área de aplicação.

Confira vídeo explicativo com orientações de funcionamento do APP que está disponível na App Store ou Google Play e instale.

COLMEIA VIVA® EAD

Plataforma digital de ensino à distância que centraliza todo o conteúdo sobre a interação Defensivos-Agricultura-Apicultura-Abelhas, permitindo mais abrangência, mobilidade e agilidade na chegada da informação ao campo.

COLMEIA VIVA® ABELHAS EM CAMPO

Desenvolvimento e disseminação de técnicas amigáveis às abelhas relacionadas à aplicação de defensivos agrícolas viáveis ao agricultor, levando em consideração os diferentes níveis de dependência de polinização das culturas e consequente nível de envolvimento do agricultor com o tema.

Consulte a tabela de mais de 80 culturas agrícolas sobre a taxa de dependência de polinização.

TOP