O Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) é a entidade sindical que representa legalmente a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. O Sindiveg corresponde a aproximadamente 40% do mercado e reúne 27 associadas, de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de produtos pós-patente, distribuídas pelos diversos Estados do País.

Tem como objetivos a representação e promoção da defesa dos direitos e interesses comuns de suas associadas, participação e defesa do setor nas negociações coletivas de trabalho e colaboração com o poder público como órgão técnico e consultivo na promoção de um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência.

A atuação do Sindiveg junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio sempre se norteia pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas.

Para cumprir seus propósitos, o Sindiveg baseia o seu trabalho em quatro pilares:

• Consolidação de um marco regulatório federal previsível, transparente e baseado em ciência, que resulte em um ambiente juridicamente seguro para as atividades de suas associadas;
  • Representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas sobre mercado, tributos, registro de produtos, crédito e importações;
  • Defesa institucionalmente do setor por meio de comunicação focada em dados e nos benefícios do uso de defensivos agrícolas na agricultura tropical;
  • Promoção do uso correto e seguro dos defensivos agrícolas.

Além disso, o Sindiveg abriga o Movimento Colmeia Viva, cuja missão é promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura, protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Compromisso com a produção e com a sociedade – As 27 associadas são parte importante da cadeia produtiva de alimentos e contribuem de forma significativa com o produtor rural e com a sociedade. Em 2019, financiaram aproximadamente R$ 21 bilhões para compras de defensivos agrícolas pelo produtor rural em um prazo médio de 240 dias.

Além disso, geraram 5.000 empregos diretos e cerca de 15.000 beneficiários diretos. Com pagamento de salários, PLR e benefícios e encargos sociais na ordem de R$1.083 milhões. Foram investidos R$ 354 milhões, em ativos fixos, ações de marketing, P&D e outros. E houve recolhimento de R$ 548 milhões em impostos federais, estaduais, municipais e taxas regulatórias.

Governança

UPL do Brasil

Gustavo Urdan Moreira

Como se associar

Para ser associada do Sindiveg, a empresa tem que se enquadrar em uma das seguintes categorias: I – Associados da Indústria & Comércio; II – Associados do Comércio; III – Associados Fornecedores de Princípios Ativos; e IV – Associados Participantes da Cadeia Produtiva. Veja como se associar:

01. Solicite a Ficha de Inscrição através do e-mail sindiveg@sindiveg.org.br;

02. Retorne a Ficha de Inscrição preenchida e assinada pelo representante legal da empresa, na qual deverá constar necessariamente a razão social, endereço da sede, acompanhado de cópias do cartão, CNPJ/ME e de seus documentos constitutivos;

03. Prova do desenvolvimento de atividade há pelo menos 1 (um) ano, mediante cópia do certificado de registro e licença emitido pelos órgãos competentes, bem como qualquer outro documento comprobatório a ser solicitado pelo Sindicato;

04. Nome, idade, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço, número e data de expedição da carteira de identidade de cada um dos sócios/acionistas ou administradores da pessoa jurídica;

05. Para os associados da categoria Associados da Indústria & Comércio e Associados do Comércio, cópia de licença válida emitida pelos órgãos federais registrais para cada produto fabricado (por si ou por terceiros).

Contribuição Sindical

Carta de Autorização – Contribuição Sindical

Autorização Prévia para cobrança da Contribuição Sindical

Tabela para cálculo da Contribuição Sindical 2020