Sindiveg incentiva qualificação do produtor rural por meio do Programa Aplicador Legal

Entidade criou plataforma de treinamento para ensino à distância, que já conta com sete módulos, todos disponíveis de forma gratuita

São Paulo, março de 2023 – O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) criou uma plataforma de treinamento para atender ao Programa Aplicador Legal, e assim contribuir para a disseminação do conhecimento sobre o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas, melhorando a eficiência na aplicação, a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e dos consumidores, além de proteger o meio ambiente.

A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, que, juntos, lançaram o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos e Afins, mais conhecido como Aplicador Legal. A medida é prevista no Decreto Nº 10.833/2021, que determinou a criação de registros de aplicadores, com a obrigatoriedade de treinamento para estes profissionais no campo. A capacitação é importante para aumentar a conscientização sobre o uso dos produtos, bem como orientar a aplicação adequada visando à proteção do meio ambiente, à segurança alimentar e às melhores práticas para a saúde humana. O Governo Federal estima, até 2026, capacitar e registrar cerca de dois milhões de agricultores.

O maior objetivo é educar o agricultor quanto ao uso correto do produto durante a aplicação, trazendo mais segurança aos consumidores. “O Sindiveg confia no agro responsável e produtivo e que, com a educação no setor e ciência aplicada, cooperamos para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, explica Júlio Borges Garcia, presidente do Sindiveg. “A aplicação correta e segura também significa aumento de produtividade no campo, pois os defensivos agrícolas permitem que as plantas cresçam e deem frutos, ao protegê-las do ataque e da proliferação de insetos, doenças e plantas daninhas”, completa.

A capacitação é fundamental para combater a desinformação sobre o uso desses insumos na produção agrícola. “É necessária uma grande mobilização nacional para atingirmos nosso objetivo que é mostrar que, sim, os defensivos são fundamentais para garantirmos a segurança alimentar em todo o mundo, mas que é a segurança para o aplicador, para o meio ambiente e para o consumidor final que são fundamentais”, explicou a ex-ministra Tereza Cristina, durante o lançamento do programa em março de 2022.

Para atingir os objetivos, o Sindiveg desenvolveu uma plataforma com interface web que irá cadastrar e habilitar agricultores e aplicadores de defensivos agrícolas e afins, bem como instituições e profissionais que realizarão esse treinamento. Os módulos de 1 a 4 da plataforma contemplam o conteúdo programático básico do Aplicador Legal.

Os cursos são inteiramente gratuitos. Também será disponibilizado um app para celular, que será utilizado para emissão da carteira digital de habilitação dos aplicadores, que obtiverem o certificado de conclusão dos cursos de capacitação, junto às entidades credenciadas pelo Ministério da Agricultura nos Estados e no Distrito Federal. O agricultor aprovado no curso receberá uma carteirinha digital de aplicador de defensivos agrícolas, semelhante à CNH digital disponibilizada hoje.

O conteúdo mínimo do curso que capacitará os aplicadores de defensivos agrícolas para a obtenção do registro, contemplando as exigências da Anvisa e do Ibama, foi estabelecido na Portaria nº 410. Os módulos adicionais que serão criados e disponibilizados pelo Sindiveg, tratam das tecnologias de aplicação mais utilizadas pelo produtor rural.

Conheça mais sobre as plataformas de treinamento do Sindiveg em https://sindiveg.org.br/.

Sobre o Sindiveg

Há mais de 80 anos, o Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) atua no Brasil representando cerca de 40% do mercado de defensivos agrícolas no país, com suas 27 associadas, e dando voz legalmente à indústria de produtos de defesa vegetal em todo o território nacional. Tendo como propósito a promoção da produção agrícola de forma consciente, com o uso correto dos defensivos, o Sindiveg tem como objetivo apoiar o setor no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, na promoção do uso consciente de defensivos agrícolas, sempre respeitando as leis, a sociedade e ao meio ambiente.

Informações para a imprensa – Máindi

Sindiveg | sindiveg@maindi.com.br