Proteção às abelhas: treinamentos gratuitos potencializam bom relacionamento entre agricultores e apicultores

Capacitar os aplicadores de defensivos agrícolas também é uma forma de proteger os polinizadores. Afinal, o uso correto e seguro é um item importante para reduzir a mortalidade de abelhas, evitando o risco de dispersão de produtos para áreas de apicultura. Esse cuidado é muito importante, inclusive, para a eficácia e a alta produtividade dos cultivos, considerando que 35% da produção mundial de alimentos resulta de culturas dependentes da polinização animal.

“Isso significa que sem as abelhas, as culturas dependentes podem apresentar queda na produção. Essa redução pode variar, de 40% a 100%, em algumas culturas como maçã, maracujá e melancia. Assim, o relacionamento saudável entre agricultura e apicultura é essencial para a produção sustentável de alimentos”, afirma Fábio Kagi, gerente de assuntos regulatórios do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

O bom relacionamento entre as atividades é a premissa do programa Colmeia Viva, coordenado pelo Sindiveg e com participação de todas as suas associadas. Além de buscar uma relação mais produtiva entre a agricultura e a apicultura, o Colmeia Viva fomenta a disseminação de conhecimento por meio de pesquisas, treinamentos e assistência técnica. Entre as principais ações desenvolvidas, o projeto mantém um serviço de assistência técnica (0800-771-8000) para esclarecer dúvidas.

“É essencial ter transparência e proatividade em prol do uso correto de defensivos agrícolas. Dessa forma, o Colmeia Viva está empenhado em colaborar com a criação de mecanismos de regulamentação da proteção e segurança ao meio ambiente e às abelhas, como nosso aplicativo, que facilita a comunicação entre os diversos elos envolvidos. Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da apicultura”, destaca Kagi, que é engenheiro agrônomo.

Com o objetivo de avançar ainda mais nesse campo, o Sindiveg, por meio do Colmeia Viva, disponibiliza treinamento on-line sobre o assunto no site sindiveg.org.br/cursos. No portal, é possível gerar um certificado após a conclusão de cada um dos módulos, que são gratuitos. Cada etapa de ensino foi elaborada com o apoio de renomados pesquisadores, de forma a oferecer a máxima qualidade na informação repassada aos participantes.

“O setor de defensivos tem papel essencial na construção de uma agenda positiva e colaborativa entre a agricultura e a apicultura. Em 2021, quando incorporamos o Colmeia Viva, nosso objetivo era maximizar a proteção às abelhas, incentivando o diálogo entre apicultores e agricultores que dependem da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças. Estamos colhendo bons frutos”, afirma o presidente do Sindiveg, Júlio Borges Garcia.

Conheça os módulos disponíveis no treinamento on-line do Colmeia Viva:

Módulo 1 – Agricultura, apicultura e defensivos agrícolas

Módulo 2 – Defensivos agrícolas, práticas amigáveis às abelhas