Educação à distância promovida pela indústria de defensivos agrícolas contribui para aprimorar o uso correto e seguro dos defensivos

O uso correto e seguro de defensivos agrícolas é um dos pilares estratégicos do plano de trabalho do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), que, desde 2019, vem desenvolvendo e disponibilizando no site sindiveg.org.br/cursos uma plataforma de treinamentos on-line, gratuita e com geração de certificados. O objetivo principal do portal de ensino à distância é capacitar os agricultores, mas o conteúdo é uma ferramenta importante para todos os interessados no tema.

“Os defensivos são produtos especiais e, portanto, requerem cuidados especiais. Usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se desperdício e eventual dispersão de resíduos. Com o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, as lavouras ficam protegidas e proporcionam elevada produtividade, além – claro – da qualidade dos alimentos para o consumo”, afirma o presidente do Sindiveg, Júlio Borges Garcia.

Com a iniciativa, a entidade de certa forma foi pioneira na elaboração de cursos que passaram a ser exigidos no âmbito do Decreto 10.833/2021 (veja na página anterior), que determinou a qualificação obrigatória de todos os aplicadores de defensivos. A plataforma do sindicato está sendo adequada para atender aos interessados em obter o registro oficial junto aos órgãos de agricultura estaduais e do DF.

“Nosso treinamento conta com seis módulos, elaborados em parceria com renomados acadêmicos em cada um dos temas abordados e apoiado pelo Comitê de Uso Correto e Seguro do Sindiveg. O grande desafio desta equipe no desenvolvimento dos módulos foi transformar uma abordagem técnica num conteúdo simples, direto e facilmente compreendido por quem manuseia defensivos. A opção pela educação à distância levou em consideração a evolução deste tipo de ferramenta e o grande número de aplicadores que precisam ser capacitados até 2026”, complementa Eliane Kay, diretora executiva do Sindiveg.

Estes são os módulos disponíveis na plataforma de treinamentos on-line do Sindiveg:

Módulo 1 – Segurança na aplicação de defensivos agrícolas: aborda o que são defensivos, seus benefícios e para que servem, controle de riscos na aplicação, equipamentos de proteção individual e manuseio de agrotóxicos.

Módulo 2 – Tecnologia de aplicação (dividido em duas partes): aborda rótulos, bulas, preparo de caldas, cuidados com pulverizadores, pontas de pulverização, gotas, regulagem, calibração e manutenção dos pulverizadores, descarte correto de embalagens e restos de produtos.

Módulo 3 – Prevenção e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas: aborda conceitos e sintomas de intoxicação, procedimentos necessários em primeiros socorros e onde encontrar as informações de segurança.

Módulo 4 – Aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas: aborda processo de planejamento e cuidados necessários para a aquisição, o transporte e o armazenamento de maneira segura e que não traga prejuízos para ao produto, à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

Módulo 5 – Aviação agrícola: aborda a história da aviação agrícola, como essa ferramenta auxilia produtores rurais, principais culturas que a utiliza e regulamentação específica que todas as operações aeroagrícolas devem seguir.

Módulo 6 – Limite Máximo de Resíduos (LMR): aborda conceitos relacionados ao tema e como isso influencia no momento de registro de um princípio ativo ou inclusão de uma cultura na bula de defensivo já existente, o que é Índice de Ingestão Diária Aceitável de Defensivos e avaliação de risco dietético.