Sindiveg lança módulo sobre defensivos agrícolas ilegais em plataforma de treinamentos on-line e gratuita

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) coloca à disposição dos produtores rurais e do público em geral mais uma etapa de treinamento sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. O sétimo módulo aborda os defensivos agrícolas ilegais.

“As forças policiais têm apreendido cada vez mais defensivos agrícolas ilegais, sejam eles falsificados, roubados ou contrabandeados. Estes produtos representam um sério risco não só à produtividade agrícola, mas à segurança humana e ambiental, tendo em vista que, ou não possuem registros, ou são resultados de crimes, o que não garante a qualidade do produto fornecido ao comprador”, diz Eliane Kay, diretora-executiva do Sindiveg.

O objetivo do sétimo módulo é apresentar aos participantes do curso os conceitos de produtos ilegais e alertá-los de que quem os utiliza está sujeito às penalidades previstas em lei. Além disso, explica que os produtores que aplicam insumos ilegais não têm direito à assistência técnica da distribuidora ou dos fabricantes, em caso de ineficiência. “E tudo isso contribui para o prejuízo financeiro da propriedade rural”, segundo Eliane.

Outro problema dos defensivos ilegais é que eles não passaram por testes e comprovações científicas. “No Brasil, antes de serem liberados para a comercialização e utilizados nas plantações, os produtos legais passam por rigoroso processo regulatório que leva, em média, cinco anos e envolve o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ibama”, salienta a diretora do Sindiveg.

O treinamento on-line oferecido pelo Sindiveg tem por objetivo principal levar informação técnica correta aos agricultores, para que eles continuem oferecendo alimentos seguros e de qualidade à população. Lançada em 2020, a plataforma de treinamentos do Sindiveg já conta com mais de 16 mil cadastrados e mais de 15 mil certificados emitidos. Cada módulo foi desenvolvido com o apoio de pesquisadores ou professores universitários que atuam na área.

O engenheiro agrônomo Marcelo Bressan, auditor fiscal federal agropecuário e chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura destaca a importância da iniciativa do sindicato. “Como medida de combate aos agrotóxicos ilegais, as ações educativas, como este treinamento do Sindiveg, são muito importantes para instruir e informar os envolvidos sobre as implicações e riscos.”

Ainda segundo Bressan, o uso de agrotóxicos ilegais pode causar graves danos às lavouras, à saúde dos consumidores, trabalhadores e ao meio ambiente. “O combate deve contar com a participação de todos: governo, empresas e agricultores. Além das ações policiais e de fiscalização, é importante destacar que a rede de ilegalidade dependerá sempre dos produtores rurais que adquiram e utilizem estes produtos ilegais. Portanto, a colaboração das empresas nessas ações educativas que desestimulem o uso é mais um meio de atacar o problema.”

A ferramenta é gratuita e pode ser acessada por todos os interessados. Faça parte você também dessa iniciativa. Acesse: www.sindiveg.org.br/cursos.