Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), empenhado na disseminação de informações que contribuam com o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, apoia a realização do workshop “Entendendo a tecnologia de aplicação: drones de pulverização”. O evento promovido pela AgroEfetiva – especializada em pesquisa, treinamento e consultoria – será realizado nos dias 1 e 2 de setembro, em Botucatu (SP).

“Um dos pilares do Sindiveg é a promoção do uso correto e seguro dos defensivos agrícolas. Acreditamos que o investimento em educação de qualidade é o caminho para atingir esse objetivo. Por isso, apoiar iniciativas como a desse workshop, é uma grande contribuição para tornar o ciclo de produção mais eficaz e sustentável, diante das necessidades dos agricultores e das exigências da sociedade”, afirma Eliane Kay, diretora executiva do Sindiveg.

O workshop abordará temas como formulações, adjuvantes e misturas para drones; calibração e faixa de deposição dos drones; mapeamento para aplicações com drones; pontas de pulverização, equipamentos e acessórios para drones de aplicação; aplicação de produtos biológicos com drones; qualidade de aplicação e risco de deriva nas aplicações com drones; os drones nas bulas dos defensivos e a legislação do setor; entre outros assuntos.

“Os drones estão despontando como uma importante tecnologia para facilitar o trabalho no campo. Por isso, preparar os profissionais da agricultura para utilizar de forma correta e segura é uma forma de colaborar ativamente para que a produção brasileira siga crescendo em volume e qualidade, minimizando os prejuízos causados por pragas e doenças que fazem necessária a utilização de insumos para defesa vegetal”, indica Eliane.

O workshop acontecerá das 7h30 às 17h30 no espaço Areté Eventos, que fica na Rua Prudente de Morais, 2231, na Vila Sonia, em Botucatu. Caso as condições meteorológicas permitam, o segundo dia de evento terá demonstrações com drones e acessórios a campo, com possibilidade de voos e aplicações reais. Esta atividade será realizada na Fazenda Lageado, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizada na mesma cidade paulista.

As inscrições podem ser realizadas em http://fepaf.org.br/Cont_Default.aspx?curso=1638.

Investimento em educação

O Sindiveg, desde 2019, vem investindo em uma plataforma própria de treinamentos online (www.sindiveg.org.br/cursos), focada em atingir os produtores rurais. Atualmente, estão disponíveis gratuitamente – e com certificação – seis módulos sobre uso correto e seguro de insumos para a agricultura. O conteúdo programático produzido pela entidade também é utilizado, por meio de parceria, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).