Práticas agrícolas amigáveis às abelhas são pauta de treinamento gratuito e virtual 

Boas práticas no uso de defensivos agrícolas são essenciais para a proteção das abelhas e ajudam a potencializar não apenas a apicultura e a meliponicultura, mas a própria agricultura, que depende da polinização animal. O tema é abordado no segundo módulo do treinamento gratuito disponibilizado pelo Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), na plataforma www.sindiveg.org.br/cursos.  

“Ao contrário do que muitos acreditam, o uso correto de defensivos agrícolas não compromete a polinização. Mas, para que isso seja possível, o produtor rural precisa aplicar técnicas amigáveis às abelhas. Nosso treinamento é elaborado por especialistas e pesquisadores e oferece um amplo panorama para aprimorar a relação entre a agricultura, a apicultura e a meliponicultura”, explica a bióloga Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg.   

O segundo módulo do treinamento, aborda a complementaridade entre as atividades, o uso correto de insumos, o manejo integrado de pragas e uma série de técnicas agrícolas positivas para as abelhas. O material inclui a publicação “Manual de Boas Práticas”, que pode ser baixado gratuitamente pelos participantes do curso. A plataforma conta com exercícios de fixação, apostila e certificado ao fim de cada etapa.  

“Muitas culturas agrícolas são dependentes da polinização. Por isso, conscientizar sobre a importância de proteger as abelhas e ampliar o diálogo com os produtores é uma ação importante, diante da qual o Sindiveg tem sido pioneiro”, complementa Isabela. “Mais de 3 mil pessoas de todo o país já se inscreveram no treinamento do programa Colmeia Viva e esperamos atrair um público cada vez maior, potencializando essa iniciativa em prol da produção com responsabilidade.”