ESG: um conceito cada vez mais presente na agricultura e em nossas vidas

Por Eliane Kay, farmacêutica-bioquímica e diretora executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg)

O conceito de ESG – sigla em inglês que se refere às responsabilidades ambientais, sociais e de governança – está cada vez mais presente em nossas vidas, no ambiente corporativo e é pré-requisito exigido da agricultura brasileira. O conceito pode parecer genérico e abstrato para a maioria, mas é fato que várias das ações que implementamos estão relacionadas com estes três temas.

Quando falamos em disseminar o conhecimento sobre “uso correto e seguro de defensivos” com o objetivo de capacitar os produtores rurais, estamos praticando ESG. Reduzir o risco ao trabalhador rural e ao consumidor de alimentos está relacionado ao fundamento social, treinar o agricultor no manuseio e armazenamento correto do defensivo para minimizar o risco ao meio ambiente está diretamente relacionado ao pilar ambiental e participar com o Ministério da Agricultura da sistematização de um programa que qualifica, certifica e monitora o aplicador de defensivos é a perna da governança.

É preciso lembrar sempre que o insumo agrícola não é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, pois sua disponibilização ao mercado é precedida de uma avaliação rigorosa pelos três órgãos reguladores – Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). São os defensivos agrícolas, desenvolvidos pela mesma ciência que cria vacinas importantes para salvar vidas, que nos ajudam a ter alimentos saudáveis e nutritivos na mesa da população.

O programa nacional de treinamento dos aplicadores de defensivos, agora exigência legal, representa um grande avanço nesse sentido, uma mudança de foco e de atuação alavancada por uma parceria público-privada. Queremos uma agricultura mais produtiva e segura e o Sindiveg está trabalhando fortemente neste objetivo.

ESG é o conceito amplo. Disseminar conhecimento sobre o uso correto e seguro de defensivos e participar ativamente do programa Aplicador Legal, mensurando seus resultados é a forma do Sindiveg praticar o conceito.