Convivência harmônica entre defensivos agrícolas e criação de abelhas é tema em curso gratuito

A boa convivência da agricultura e dos defensivos agrícolas com a apicultura e a meliponicultura é possível e, mais do que isso, necessária para garantir o potencial da produção de alimentos e das abelhas. O tema é pauta do primeiro módulo do treinamento gratuito disponibilizado pelo Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), na plataforma www.sindiveg.org.br/cursos.

“Em muitas culturas agrícolas só há produção economicamente viável quando há a presença de agentes polinizadores. Por meio dessa ação educativa, a indústria busca maximizar a proteção das abelhas, incentivando o diálogo entre os produtores. Para auxiliar nesse desafio, o curso do Colmeia Viva foi preparado com informações de qualidade e apoio de renomados especialistas”, informa o agrônomo Fábio Kagi, gerente de assuntos regulatórios do Sindiveg.

O primeiro módulo do treinamento, que já conta com sete ciclos de aprendizado, aborda a proteção racional dos cultivos, explica o serviço de polinização realizado pelas abelhas e trata do respeito à agricultura, com a proteção das abelhas e do meio ambiente. O material inclui a publicação “Manual de boas práticas”, que pode ser baixado gratuitamente pelo aluno. A plataforma conta com exercícios de fixação, apostila e certificado ao fim de cada etapa.

“O Sindiveg tem sido pioneiro na disseminação de informações e na formação de produtores rurais de todo o país. Por meio de mais esse treinamento, que já conta com mais de 3 mil inscritos, queremos não apenas conscientizar, mas contribuir para a segurança alimentar do país”, salienta a bióloga Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg.