Sindiveg apoia MAPA no controle emergencial de gafanhotos 150 150 Sindiveg

Sindiveg apoia MAPA no controle emergencial de gafanhotos

Há semanas, a nuvem de gafanhotos que circula pela América do Sul preocupa produtores rurais do Brasil – ainda que a praga não tenha chegado às fronteiras, permanecendo na Argentina. Atento ao perigo que este inseto pode representar às safras – especialmente na região Sul –, o Ministério da Agricultura publicou medidas emergenciais para o controle da praga. Essas medidas ainda não precisaram ser efetivadas, mas o setor segue em alerta, pronto para agir.

O Sindiveg realizou reunião conjunta com MAPA, CNA, Sindag e CropLife para traçar estratégias para o combate ao gafanhoto. Em ata, o governo e as entidades fizeram pedido de doação de produtos para evitar que a infestação alcance seu potencial destrutivo. Algumas empresas, como Ourofino, Helm e Rotam, dispuseram-se a auxiliar nesse sentido.

Com atenção ao clima que pode favorecer a entrada dos insetos no país, o MAPA está elaborando um plano – junto ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – para que a nuvem de gafanhotos seja contida ainda na Argentina.

Clique aqui e confira a portaria com as medidas emergenciais.