Campanha Agro Cooperação une produção agropecuária, proteção das abelhas e preservação ambiental; Sindiveg é parceiro 1024 577 Sindiveg

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul lança em 21 de setembro a campanha educativa “Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios”, que tem como estratégia promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas na agricultura e na apicultura, além de beneficiar a troca de experiências e informações.  A ação é direcionada a apicultores, produtores de grãos, de fibras e energia, profissionais da aviação agrícola e responsáveis técnicos da rede de distribuição de defensivos.

A campanha é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) é parceiro oficial da campanha, que tem o objetivo de conscientizar todos os elos da cadeia sobre limites, responsabilidades e compromissos com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável.

De acordo com Daniel de Barboza Ingold, diretor da Iagro, a ideia é que conhecendo as especificidades de cada atividade, será possível promover o respeito e cuidados mútuos, mitigando riscos e prejuízos para a apicultura e o ambiente. “Queremos que cada um veja o outro como um parceiro e não como adversário. Para isso é importante que o diálogo seja uma constante e haja também conscientização sobre as responsabilidades nas operações com agrotóxicos e afins, oportunizando condições iguais de produção”, complementa.

A adoção de boas práticas por agricultores ajuda a mitigar o impacto negativo de defensivos em áreas de criação de abelhas. Mas, de acordo com o diretor, os apicultores também devem observar regras e limites associados à atividade – como o cadastro regular do apiário, realização de manejos especiais em áreas vizinhas a lavouras. “A expectativa é que, com a campanha, relatos de prejuízos de pequenos produtores e apicultores associados às aplicações irregulares de agrotóxicos se tornem coisa do passado”, pontua Ingold.

A campanha Agro Cooperação surge no escopo das parcerias da Iagro e entidades do setor produtivo privado, firmadas desde o ano passado. “O primeiro passo está sendo dado com a esperança de que, no futuro bem próximo, tenhamos ganhos na produção agropecuária e preservação ambiental no nosso Estado”, avalia o titular da Semagro, Jaime Elias Verruck. “Com desenvolvimento do cultivo responsável e sustentável, a valorização do serviço de polinização pelas abelhas e a integração equilibrada entres os entes da cadeia agropecuária do Mato Grosso do Sul”, finaliza.

Além do Sindiveg, que mantém o programa Colmeia Viva, também são parceiros oficiais da ação educativa o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). O projeto ainda conta com o apoio da da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS) e envolve a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.