Eventos – Inauguração sala ABELHAS – Instituto Biológico

A Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do seu Instituto Biológico (IB), inaugurou, no dia 21 de maio, o novo recinto interativo para abelhas sem ferrão. Com moderna tecnologia, o novo espaço permitirá ao visitante visualizar, ao vivo, o interior de uma colmeia por meio de monitores. Além disso, será entregue a nova cenografia para a sala das formigas, dentro do Planeta Inseto e outras obras realizadas, em um investimento de R$ 636 mil.

A nova sala é um espaço moderno e interativo, dedicado a explorar o universo das abelhas sem ferrão e onde o público terá a oportunidade de conhecer cada espécie de abelha e a sua importância. Além de obter informações sobre a produção de mel pelas abelhas sem ferrão, o visitante terá dados sobre educação ambiental, envolvendo também a polinização como fonte de produção de alimentos. A grande novidade é uma tela de projeção que transmite, ao vivo, o interior de uma colmeia por meio de câmera conectada ao ninho. Na ocasião, também foi entregue a nova cenografia para sala das formigas e as obras realizadas no Museu do Instituto Biológico.

Foram investidos R$ 636 mil na reforma do prédio, adequação das instalações e colocação de 665 metros quadrados de gradil, com o objetivo de promover a integração da paisagem com outros centros culturais. A proposta é uma parceria entre o IB e a empresa Syngenta, que tem a manutenção e promoção da biodiversidade como um de seus pilares de sustentabilidade. A parceria teve início com as instalações das colmeias na área externa, no final de 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo