XXV Congresso Brasileiro de Entomologia 2014

Entre os dias 14 e 18 de setembro, o SINDIVEG participou do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, realizado no Centro de Convenções de Goiânia/GO. Esse ano, o evento foi organizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema do encontro foi Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável e foram abordados os avanços da pesquisa entomológica e descobertas mais recentes das tecnologias em Entomologia.

Silvia Fagnani, Diretoria de Assuntos Regulatórios e Internacionais do SINDIVEG, ministrou a palestra “Relação Apicultura e Agricultura – Pesquisa Kleffmann Group” na qual apresentou o estudo da empresa Kleffmann Group, encomendada pela indústria de defensivos agrícolas, cujo objetivo foi avaliar a percepção dos apicultores sobre a relação entre a redução das colmeias e o uso de agroquímicos no Brasil; e o conhecimento dos apicultores sobre o manejo de suas colmeias e doenças das abelhas.

A pesquisa foi aplicada a 459 apicultores, que tenham produzido mel para fins comerciais em 2012 com mínimo de 10 caixas, e de três regiões do País – Nordeste, Sudeste e Sul. O estudo concluiu que os maiores problemas enfrentados pelos apicultores são as questões relacionadas ao ambiente de produção e ao manejo. Os fatos relatados também apontam para uma situação de normalidade na apicultura e o uso de defensivos não foi mencionado como prejudicial pela maioria, além de não ser considerado como causa importante dos problemas de seu dia a dia. Por fim, apicultores consideram amistosa a relação com os agricultores e os problemas relatados são pontuais.

IMG01

IMG02