Meio ambiente – 14,6 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas são retiradas do meio ambiente

Com o resultado, o Sistema Campo Limpo alcança marca de 290 mil toneladas destinadas de forma ambientalmente adequada

IMG01

Entre janeiro e abril, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes – estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) –, canais de distribuição e apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 14.630 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O número alcançado representa um crescimento de 9% em relação a 2013. Desde sua criação, em 2002, até o quarto mês deste ano, o Sistema alcançou a marca de 290 mil toneladas de embalagens retiradas do meio ambiente.

Segundo o levantamento realizado pelo instituto, ainda em comparação a 2013, 14 Estados apresentaram crescimento na quantidade destinada. As maiores cargas saíram de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Juntos, eles correspondem a 76% do total retirado do campo no Brasil. Tocantins, Piauí e Pernambuco foram os Estados que obtiveram maior crescimento percentual na quantidade destinada.

Comparativo de embalagens destinadas – Jan. a Abr. de 2013 x 2014 (em toneladas)

tabela

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 90 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br.