Artigo – A judicialização das reavaliações de defensivos agrícolas pelo MPF

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou duas ações civis públicas objetivando suspender a avaliação e a comercialização de nove ingredientes ativos de defensivos agrícolas (2,4D, parationa metílica, lactofem, forato, carbofurano, abamectina, tiram, paraquate e glifosato), utilizados pelos agricultores e pecuaristas no Brasil e em dezenas de outros países, e que se estão em procedimento de reavaliação toxicológica instaurado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Se forem julgadas procedentes as demandas, cerca de 180 produtos formulados registrados terão a sua comercialização impedida, causando um drástico impacto econômico nas principais culturas de grãos do Brasil (soja, milho e algodão) e, ainda, nas culturas da cana-de-açúcar, café, feijão, frutas, legumes e hortaliças e no controle de pragas em pastagens, base de produção de milhões de agricultores familiares em todo o país.

O impacto de restrições a essa tecnologia foi mensurado por um recente estudo da consultoria Kleffmann Group, que analisou quatro culturas (soja, milho, algodão e cana-de-açúcar) e concluiu, com base em números oficiais da safra 2011/2012, um impacto estimado em RS$ 130 bilhões.

A justificativa apresentada pelo MPF, em breve resumo, consiste no fato de que a demora da ANVISA em concluir os procedimentos de reavaliação poderia gerar danos à saúde da população, de modo que o Poder Judiciário, em atenção aos princípios da precaução e da prevenção, deveria se antecipar à decisão técnica e promover a suspensão imediata dos produtos.

Em síntese, o MPF pretende obter, via Judiciário e em sede liminar, uma decisão que, pelas normas vigentes, deve ser tomada com observância de aspectos técnicos pela Comissão de Reavaliação, formada pela ANVISA, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA).

A judicialização de questões técnicas tem sido muito discutida pelo Poder Judiciário na apreciação de questões de saúde pública.

É claro que o Poder Judiciário pode e deve ser chamado sempre que houver a necessidade de combater ilegalidades e, ainda, coibir injustiças praticadas pelo Poder Público, à luz de critérios fundados em razoabilidade, moralidade e eficiência, todos inseridos como princípios na Constituição Federal do Brasil.

Dentro desse cenário, o Poder Judiciário pode, por exemplo, ser chamado para coibir a demora injustificada da administração pública na conclusão desse procedimento, mas jamais para decidir sobre a suspensão da comercialização desses produtos, que, frise-se, já foram avaliados tecnicamente pelos órgãos competentes e estão sendo comercializados há décadas no Brasil e no mundo.

É importante ressaltar que a medida de suspensão de comercialização desses produtos corresponde a uma decisão do procedimento de reavaliação e, a teor do que determina a Lei 7.802/89, o Decreto 4.074/02 e a Instrução Normativa Conjunta n° 02/06, deve ser adotada ao final do procedimento pelos órgãos federais competentes, após a avaliação dos estudos e discussões técnicas promovidas durante esse procedimento. Essas discussões não levam em consideração apenas os aspectos toxicológicos, mas também os ambientais e agronômicos.

Nesse caso, em que pese a louvável intenção do MPF na proteção da saúde da população, não podem ser invocados os princípios ambientais da precaução e da prevenção justamente porque, de acordo com as leis brasileiras, a instauração do procedimento de reavaliação já corresponde à aplicação desses princípios.

Dessa forma, considerando que os produtos já foram analisados e aprovados pelos órgãos competentes e já foram realizados os estudos necessários à concessão dos registros, a falta de qualquer certeza cientifica quanto a possíveis danos não justifica a suspensão da sua comercialização pela aplicação dos princípios da precaução e prevenção, que se aplicam para defesa, não de uma tese, mas de toda a sociedade.

Enquanto não for concluído o procedimento de reavaliação toxicológica, que está em pleno curso, uma decisão judicial precipitada no sentido de suspender o registro desses produtos trará prejuízos não só para as empresas que os produzem como também para os agricultores que deles vêm se utilizando ao longo de anos e não contam com a reposição de outros, em substituição, em curto prazo de tempo. Por consequência, toda a população que conta com a produção agrícola para alimentação também será afetada.

É bom lembrar que, até a década de 1970, o Brasil não conseguia suprir sua população. O País importava alimentos básicos, como trigo, arroz, carne, frutas e hortaliças. Hoje, em razão dos investimentos estratégicos em pesquisa e desenvolvimento, o agronegócio brasileiro vem protagonizando sucessivos anos de crescimento sustentado.

Foi com base nesses argumentos que o Poder Judiciário, acertadamente, indeferiu os pedidos de antecipação de tutela apresentados pelo Ministério Publico Federal nas duas medidas ajuizadas, concluindo que a restrição ao uso desses produtos na agricultura depende do término da avaliação técnica promovida pela ANVISA, dentro dos procedimentos de reavaliação, sob pena de causar sérios impactos socioeconômicos ao País.

IMG01

Lidia Cristina Jorge dos Santos é sócia do escritório Figueiredo e Santos Sociedade de Advogados
e membro do Conselho Cientifico da Agricultura Sustentável – CCAS

Este artigo reflete as opiniões do autor e não do Sindiveg. O Sindiveg e o autor não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizados por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.