Posicionamento Entidades – Relatório do Deputado Luiz Nishimori

Em busca da modernização do setor de defensivos agrícolas, entidades acreditam ser necessária a alteração da lei 7.802/89, que regulamenta a produção e comercialização de defensivos agrícolas no Brasil. É fundamental esclarecer que esta alteração não exclui o rigor científico e a transparência no processo de registros, que são essenciais para a segurança e o desenvolvimento da indústria nacional.

Modernizar a legislação não significa flexibilizar ou facilitar o registro de defensivos agrícolas, e sim incluir critérios objetivos na avaliação, respeitando metodologias científicas, que assegurem a competitividade da agricultura brasileira.

Um dos aspectos que norteia a revisão da lei é a Avaliação do Risco. Trata-se de uma técnica regulatória para o registro de defensivos agrícolas que avalia os produtos em condições de uso, e que tem como foco a segurança do trabalhador no campo, a saúde do consumidor e os aspectos ambientais.

Importante pontuar que apoiamos a manutenção de responsabilidades no processo de registro de defensivos agrícolas, em que o Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama analisam a eficiência agronômica, aspectos de saúde e ambientais, respectivamente, de acordo com suas competências e funções.

Outro aspecto é a melhora no tempo do processo de registro. Atualmente, em países em que, assim como no Brasil, a agricultura tem altíssima representatividade econômica, o registro leva de 1 a 3 anos. Acreditamos que este prazo seja adequado para que o Brasil seja beneficiado pela inovação e se garanta avaliação rigorosa de defensivos agrícolas cuja utilização segura se relaciona diretamente com o alcance de mais produtividade no campo.

A Lei do Alimento Mais Seguro nasceu da necessidade de modernizar a legislação atual para levar ainda mais tecnologia ao campo, garantindo mais inovação, eficiência, investimento e progresso nas lavouras brasileiras, e mais comida na mesa do brasileiro.

Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina)
Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio)
Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda)
Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef)