O Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) é a entidade representativa do setor de defensivos agrícolas no Brasil há mais de 75 anos, reunindo 34 empresas associadas que juntas representam 97,3% do mercado.

Atuamos em assuntos econômicos e regulatórios, comércio exterior e negociações internacionais, negociações salariais e no combate ao comércio ilegal de defensivos agrícolas, junto a órgãos de Governo e comércio exterior, poderes públicos, entidades de classe, associações rurais e sociedade civil, além do uso correto e seguro dos agrotóxicos.

Somos parceiros de programas de boas práticas no uso de defensivos agrícolas, tais como:

• Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos voltada à profissionalização dos aplicadores de defensivos agrícolas do Brasil, desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC) ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo
  • Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) coordenada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Botucatu), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para incentivar uma pulverização aérea eficaz e segura

Além das parcerias, lideramos o Movimento Colmeia Viva em prol da complementaridade entre abelhas, defensivos agrícolas, agricultura e apicultura com metas mensuráveis até 2020.

Atuamos também em conjunto com outras entidades do setor – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e União dos Fabricantes Nacionais de Fitossanitários (Unifito) –, além de entidades com assuntos convergentes, como a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e Instituto ProHuma de Estudos Científicos (Prohuma), na defesa e no esclarecimento de temas setoriais.

O Sindicato é membro-líder da Campanha contra Defensivos Agrícolas Ilegais, criada em 2001, com o objetivo de combater o contrabando e a falsificação de agrotóxicos no Brasil e alertar os produtores rurais de que o emprego de produtos não registrados no Brasil é crime.

Membro da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo –, o Sindiveg também atua junto à federação no DEAGRO – Departamento do Agronegócio, DEREX – Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior –, e no setor de Relações trabalhistas e sindicais.