Operação policial pó-da-china

Polícia Federal deflagra operação de combate ao contrabando de agrotóxicos em redenção, Parauapebas/PA, Tucumã/PA e na cidade de Ijuí/RS

Desde as primeiras horas desta terça-feira (05/05/2015), equipes da Polícia Federal deram início à Operação Pó-da-China-Redex com o objetivo de desarticular 03 (três) grupos criminosos que operavam o contrabando e comercialização do agrotóxico proibido denominado METSULFURON, popularmente conhecido como “PÓ-DA-CHINA”.

Estão sendo cumpridos 08 Mandados de Prisão Preventiva, 10 Mandados de Busca e Apreensão e 05 Mandados de Condução Coercitiva contra os integrantes dos grupos criminosos, havendo prisões e buscas e apreensões em diversos locais da cidade de Redenção/PA e ainda nas cidades de Parauapebas/PA, Tucumã/PA e Ijuí/RS.

O esquema criminoso possuía modus operandi sofisticado e envolvia a obtenção dos produtos ilícitos em países vizinhos ao Brasil, especialmente no Uruguai, utilizando diversos meios de transporte das mercadorias até a região Sul do Pará (avião, transportadoras, vans, carros particulares, etc.), onde era comercializado, principalmente para fazendeiros, tanto pecuaristas quanto agricultores, de pequeno, médio e grande porte. Dezenas de fazendeiros da região que adquiriram os produtos ilícitos para utilização em suas propriedades rurais também foram identificados e poderão responder a vários crimes. Além dos fazendeiros, outras pessoas envolvidas na atividade ilícita, como pilotos de aviões agrícolas e proprietários de empresas aéreas ligadas à atividade agrícola, também estão sendo investigados por suspeita de participação na disseminação dos produtos ilícitos em áreas rurais da região.

O produto ilícito, altamente cancerígeno, vinha sendo largamente difundido na região Sul do Pará devido ao baixo custo, se comparado ao produto agrotóxico original, autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA.

A Operação contou com a participação de 56 Policiais, entre policiais da Delegacia de Polícia Federal de Redenção/PA, Marabá/PA, Palmas/TO, Araguaína/TO e Santo Ângelo/RS.

Fonte: MJ – Departamento de Polícia Federal/Superintendência Regional no Pará/Delegacia de Polícia Federal em Redenção