Resultado do relatório 2016 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) da ANVISA revela que 99% das amostras estão livres de resíduos de agroquímicos.

O relatório da ANVISA, divulgado em 25 de novembro, aponta novos dados do PARA – Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos. Dos alimentos pesquisados, coletados entre 2013 e 2015, 99% estão livres de resíduos de agroquímicos.

Pela primeira vez, a Anvisa monitorou o risco agudo à saúde, seguindo o exemplo do que ocorre em países da Europa, e nos Estados Unidos e Canadá. Para essa avaliação foi levada em consideração a quantidade de consumo de determinado alimento pelo brasileiro.

Somada às iniciativas de empresas dos setores da indústria e do comércio de alimentos, essas análises, como as realizadas no âmbito do PARA, da Anvisa, são importantes para demonstrar a segurança dos alimentos aos consumidores brasileiros e a importância das boas práticas agrícolas, e são apoiadas pelo Sindiveg.

A diretora executiva do sindicato, Silva Fagnani, lembra a importância do uso correto e seguro dos agroquímicos no campo: “Uma das prioridades do setor é atender aos órgãos reguladores do país e resultados como esses nos motivam a continuar promovendo as boas práticas no campo por meio da educação”.