Fiscalização do IBAMA autua propriedades agrícolas por uso de agroquímicos contrabandeados em Mato Grosso do Sul

Equipes do IBAMA do estado do Mato Grosso do Sul, envolvidas em ações de fiscalização, autuaram, no primeiro semestre deste ano, duas propriedades agrícolas nas cidades de Sonora e Bodoquena.

Em ambos os casos, foram encontradas embalagens de agroquímicos ilegais contrabandeados do Paraguai. Pelo que se registrou, parte dos mesmos já havia sido pulverizada nas lavouras da região e a outra parte estava estocada.

Os proprietários foram autuados e as equipes de fiscalização aplicaram multas em Sonora, que totalizaram R$ 1,2 milhão, e em Bodoquena, R$ 500 mil. Além das multas, as lavouras foram embargadas e estão sujeitas à destruição, conforme previsto na Lei dos Agrotóxicos.

Fica o alerta para os agricultores adquirirem os agroquímicos somente em canais de distribuição legais e de confiança, com a emissão dos documentos exigidos pela Lei: nota fiscal e receita agronômica. Mais uma vez, o barato acabou saindo muito caro para os agricultores”, orienta Fernando Marini, gerente de produto do SINDIVEG.

Compartilhe agora:
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *