Eventos/Cursos

Workshop Diálogos 2016 – 01 e 02 de setembro

O Projeto Colmeia Viva realizará a 4ª edição Diálogos 2016, nos dias 01 e 02 de setembro, em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. O workshop deste ano manterá o formato de painéis de diálogos entre debatedores convidados e especialistas em suas áreas de atuação com a participação de representantes governamentais, acadêmicos e pesquisadores e representantes do setor produtivo na área agrícola e apícola.

O Colmeia Viva é uma realização do setor de defensivos agrícolas, que tem por objetivo incentivar o diálogo entre agricultores e apicultores para que juntos possam encontrar caminhos para uma relação que valorize a proteção racional dos cultivos, o serviço de polinização realizado pelas abelhas, a proteção das abelhas e do meio ambiente e o respeito à apicultura. Manter o equilíbrio desse diálogo, integrando Agricultura e Apicultura, é a chave para garantir a produção sustentável de alimentos e a proteção das abelhas e do meio ambiente.

 

Congresso Mulheres no Agronegócio – 25 e 26 de outubro – São Paulo

TEMAS PERTINENTES E PALESTRANTES DE PESO DÃO O TOM AO CONGRESSO NACIONAL DAS MULHERES DO AGRONEGÓCIO

‘Desenvolvendo Oportunidades na Era da Eficiência e Sensibilidade’ esse é o foco central do evento

Mais de 35 palestrantes de todo o país vão debater cerca de 20 temas selecionados durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, que promove e sedia o evento.

O foco central do Congresso é ‘Desenvolvendo Oportunidades na Era da Eficiência e Sensibilidade’, e os assuntos que serão abordados foram extraídos da pesquisa inédita que será apresentada no evento e aponta o Perfil da Mulher no Agronegócio Brasileiro. Trata-se de uma parceria entre a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e a PwC.

Dividido em palestras e painéis de debates, o Congresso terá a abertura de Luiz Cornacchioni, Diretor da ABAG, seguido de Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP, Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo e ex-ministro da Agricultura.

Logo após, acontece a apresentação da pesquisa inédita: Perfil da Mulher do Agronegócio Brasileiro, com Adélia Franceschini, Diretora de Market Intelligence na FRAN6, e do Prof. José Luiz Tejon Megido, Coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e Ana Paula Malvestio, Assessora Empresarial da PwC. Em seguida, eles conduzem a mesa redonda sobre o tema, com a presença de representantes do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), como a Presidente Teresa Cristina Vendramini, Anita Souza Dias Gutierrez, Engenheira Agrônoma do Ceagesp, Teresa Sanches Ferreira, Diretora da Academia Employer Recursos Humanos, Carmen Perez, Produtora, Marilene Iamauti, Diretora de Assuntos Corporativos da Dow AgroSciences Brasil, e Vera Ondei, Jornalista e Editora chefe da Dinheiro Rural.

Maurício Lopes, Presidente da Embrapa, fala sobre a 3ª Onda do Agronegócio, Sônia Chapman, Executiva de Sustentabilidade, aborda Práticas Sustentáveis para o Avanço da Pecuária e Agricultura. Integração Lavoura Pecuária e Floresta é o tema conduzido por Marize Porto, produtora referência em ILPF e proprietária da Fazenda Santa Brígida, e Marcela Costa, Socioecoeficiência da Fundação Espaço ECO, fala sobre “A minha atividade é sustentável? Como medir e gerenciá-la.

Para fechar o dia, acontecem 3 workshops simultâneos para livre escolha dos participantes. Os temas são Valorização da Agricultura (Mecanização e Agricultura de Precisão) com Dr. Luís Prochnow, Diretor do IPNI, e João R. Pontes, Diretor de Planejamento Estratégico da John Deere. O segundo tema aborda os Aspectos da Relação Solo-planta-animal no Manejo Racional das Pastagens (aves, suínos e aquacultura) com Cláudio Haddad, Professor da USP, Gubio Almeida, Diretor de Operações de Negócios e Aquicultura da MSD Saúde Animal, e Laura Villarreal, Diretora de Negócios Avicultura da MSD Saúde Animal. No terceiro espaço, Estratégias em Soluções Financeiras/Alavancagem do Agronegócio (a Revolução da Administração com Tecnologia da Informação) é o assunto discutido por Patrícia Medeiros, da Syngenta, e José Alexandre Loyola, da AGDATA LATAM.

No dia seguinte, a programação tem início com Mônika Bergamaschi, Presidente da Ibisa, que fala sobre Gestão, Governança, Cooperativismo e Empreendedorismo. Pedro Valente, Diretor Geral da Amaggi Agro, debate Grandes Fazendas: como fazer acontecer? E Edeon Vaz Ferreira, Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, fala sobre Os Desafios da Logística no Brasil.

Já os workshops do dia são: A Arte da Sucessão Bem-sucedida (Riscos e Sustentabilidade) com Carla de Freitas, Sócia-presidente da Agro Bela Vista, e Fabiana Alves, Diretora Executiva da Rabobank. Simultaneamente, Ivan Wedekin, Diretor Geral da Wedekin Consultores, e Eliana Medeiro, Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem) abordam Utilização Prática da Política Agrícola (Comercialização e Cooperativismo). E, para fechar, Ana Paula Chagas, Presidente da ONG TNC Brasil, e Giampaolo Buso, Diretor Comercial da PariPassu, discutem Como Atuar com o Ponto de Vista de uma ONG (A gestão dos Vegetais Saudáveis).

O tema Mulheres no Agronegócio: a Realidade e a Perspectiva Futura traz Zênia Aranha, Presidente da Comissão Produtoras Rurais da Farsul, para a discussão. Educação e Pesquisa: a Chave de Tudo é o tema de Elizabeth Farina, Docente da USP e Presidente da ÚNICA, e Decio Zylbersztajn, Fundador e Presidente do Pensa, FIA, USP. Para encerrar o evento, Luiz Carlos Correa Carvalho, Presidente da ABAG, faz um pronunciamento final sobre o setor e as perspectivas futuras.

As inscrições para o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio podem ser feitas no site www.mulheresdoagro.com.br, que traz a programação completa e outras informações. Até o momento, o Congresso conta com a John Deere como Patrocinador Top, firmou Alianças Estratégicas com a Fundação Espaço ECO e o Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e tem o apoio do Banco Rabobank Brasil.

 

Sustainable Intensification Brazil – 25 e 26 de outubro – São Paulo

 

Cursos IBTox

Compartilhe agora:
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *