Balanço prévio do setor de agroquímicos aponta queda de 23% em 2015

O SINDIVEG – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal divulgou hoje o balanço anual prévio do setor que aponta vendas de US$ 9,5 bilhões neste ano, resultado 23% menor se comparado ao mesmo período de 2014.

Os principais motivos são a desvalorização do Real, o contrabando que atinge níveis cada vez mais expressivos e a dificuldade de crédito por parte dos agricultores, o que afeta o pagamento aos fornecedores pelas contas da última safra e leva ao aumento dos estoques. A indústria, que trabalha com muitos insumos importados, teve dificuldades em repassar o aumento de custos aos preços, e também perdeu rentabilidade.

Encerramos o ano apreensivos com essa prévia de fechamento do setor. 2016 promete ser repleto de desafios e sem crescimento do mercado de agroquímicos”, comenta Silvia Fagnani, vice-presidente executiva do SINDIVEG.

O balanço oficial com dados de vendas segmentados por Estado, Cultura e Classe deve ser divulgado no primeiro trimestre de 2016.